Adsense
segunda-feira, 8 de agosto de 2016
Cartão para o Dia dos Pais! Super PAI
Cartão para o Dia dos Pais
Cartãozinho Super Pai para Educação Infantil!!
Oi gente! Olha que ideia bacana para o Dia dos Pais!
Super pai para o cartão!
Muito lindo e feito pelo Artesanato Brasil
Veja o passo a passo aqui
segunda-feira, 11 de julho de 2016
sexta-feira, 17 de junho de 2016
Plano de Aula: Brinquedos e Brincadeiras
PLANO DE AULA BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
BRINCANDO DE CASINHA
Conteúdos:
- Resgate de Jogos e Brincadeiras
- Desenho com intervenção
- Grupos humanos - Família: papéis sociais
Objetivos:
- Resgatar brincadeiras esquecidas ou desconhecidas pelas crianças de maneira que se aplique nessa semana somente brincadeiras e/ou confecção de brinquedos utilizando material reciclável.
- Criar brincadeiras e jogos ao ar livre, valorizando e conservando os brinquedos da escola assim como também de casa. Levá-los a conhecer e comparar brinquedos e brincadeiras de crianças da cidade e do campo.
- Elaborar coreografias simples a partir de músicas.
DESENVOLVIMENTO:
- Realizar uma pesquisa com as famílias com o objetivo de conhecer quais as brincadeiras eram realizadas quando os familiares eram crianças.
Partindo das brincadeiras que os pais mais brincavam quando eram crianças: casinha, carrinho de rolimã, pipa, peteca, bola, casinha, boneca, bombarqueiro, passa anel, etc, vamos fazer um gráfico com a brincadeira de hoje que as crianças mais gostam:
- Como uma das brincadeiras preferidas dos pais era “casinha” vamos brincar de casinha igual a eles! Definir os papéis: quem será a mãe, o pai, os filhos, quem vai lavar a roupa, quem vai lavar a louça, cadê o varal para as roupas? Vamos fazer um varal para colocar as roupas.
Achei aqui
- Permitir que as crianças brinquem de casinha, cada um cm seu papel na brincadeira.
- Alinhavo com casinha:
Colmagno
- Quem mora na minha casa? Vamos desenhar a família com palito de picolé ou com desenho - dobradura e recorte no sulfite:
- Convidar as crianças a assistir o desenho 3 porquinhos
- Depois de assistir o desenho vamos fazer as casas: Palha - madeira e tijolos
- Agora que já assistiram a história vamos representar as casas? Quais as casas da história?
- Casinha com palito de picolé:
- Realizar a leitura do livro: O caracol
O Caracol de Mary França – Que conta a história de um caracol que descobriu que sua casa já estava nas costas!
- Registrar no caderno de desenhar a história do caracol
- Confeccionar caracol com prato de papel:
Quem constrói casas? Vamos fazer uma lista de profissionais envolvidos neste tarefa
Colmagno
- Como é uma casa apor dentro? Quais as partes de uma casa? Sala – quarto – banheiro – cozinha. Vamos. Vamos desenhar
Colmagno
- Casinha com saco de pão e recortes de papel:
Será avaliado o interesse dos alunos durante a realização das atividades e na prática da brincadeira.
sexta-feira, 10 de junho de 2016
Plano de Aula Cantigas de roda:
PLANO DE AULA - CANTIGAS DE RODA
BRINCADEIRA DE RODA
EDUCAÇÃO INFANTIL
ÁREA DO CONHECIMENTO: Ciências da Natureza, Matemática e Educação Física.
CONTEÚDOS:
Sistema esquelético.
Jogos rítmicos e brincadeiras.
Medidas de tempo
OBJETIVOS:
. Resgatar brincadeiras e cantigas de roda;
. Compreender a importância do uso da hora, minuto e segundo fazendo relações com atividades diárias;
. Reconhecer a importância do sistema esquelético em diversas situações;
DESENVOLVIMENTO:
Para iniciar a aula convidar os alunos a escutarem a música Dança das Caveiras. Em seguida deixar livre para que o aluno possa criar passos/ gestos para expressar a música.
Achei aqui: Chris Flores
Convidar os alunos a confeccionar seu sistema esquelético usando cotonetes será exposto no mural da escola. Será pintado o sulfite com tinta preta:
Enfatizar a importância dos ossos nos movimentos convidando os alunos a brincarem de:
- Bola atrás;
- João palmo;
Propor para os alunos a brincadeira Gato e o Rato.
Brincadeira: O gato e o rato Escolha uma das crianças para ser o rato e outra para ser o gato. O restante do grupo faz uma roda de mãos dadas, formando a toca. O jogo de pega-pega começa com o rato e o gato fora do círculo. O rato será perseguido pelo gato e, sempre que quiser, poderá entrar na toca para se esconder. Já o gato não pode entrar na toca, mas pode tentar alcançar o rato pelo lado de fora. Caberá aos jogadores que formam a toca proteger o ratinho, levantando os braços ou fechando as pernas. Para aumentar a dificuldade do jogo, entre as crianças da roda escolha uma para ser o relógio e a outra a porta. A brincadeira começa com o seguinte diálogo: Gato: “Seu ratinho está?” Todos: “Não, foi comer queijo.” Gato: “A que horas ele volta?” A criança que for o relógio escolhe um horário. Enquanto todos da roda giram, o gato vai perguntando ‘que horas são?’ e todos respondem: ‘uma hora’, e assim por diante. Quando chegar na hora escolhida, quem for a porta levanta os braços e o gato poderá entrar na toca passando por ela. No entanto, o rato terá a vantagem de poder passar por todas as outras aberturas, enquanto o gato será impedido pelos outros jogadores.
Ao voltar para sala de aula, retomar a importância da hora, minuto e segundo em situações cotidianas.
Ex: pegar ônibus, competições, almoço, horário de aula...
Usar um relógio confeccionado de ponteiro para na oralidade explicar horas, minutos e segundos.
- Quais os tipos de relógio que existe? Vamos fazer relógio de pulso:
- Confeccionar relógio com CD reciclado:
Propor as atividades com contagem de tempo:
- corrida em volta na quadra;
- corrida do saco;
- corrida do ovo na colher;
Recursos: rádio, pen drive.
Avaliação: se dará através das brincadeiras e cantigas roda, o envolvimento, participação do aluno no resgate dessas brincadeiras.
quarta-feira, 8 de junho de 2016
Plano de Aula: Pipa na Escola - Educação Infantil
PLANO DE AULA: PIPA NA ESCOLA!
Plano de Aula Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil
Área de conhecimento: Português, Arte e Educação Física.Conteúdo: Resgate de Jogos e Brincadeiras – Jogos cooperativos
Objetivos:
- Conhecer a história da pipa;
- Conhecer e apreciar a história da arte “Meninos soltando pipa” de Portinari;
- Realizar a brincadeira da pipa;
HISTÓRIA:
A pipa ou papagaio é um brinquedo sazonal de origem oriental e foi trazido para a América Portuguesa no século XVI . Segundo a enciclopédia chinesa khé-Tchi-King-Youen , a pipa foi inventada pelo general chinês Hau-sin, no ano de 206 a.C.. Este comandante do exército utilizou uma pipa para calcular a distância que o separava do palácio Wai-Yang, para conquistá-lo por meio de um túnel. Ainda, contam as tradições orientais que os habitantes de uma cidade sitiada conseguiram se comunicar e pedir ajuda por intermédio do papagaio.
Os séculos passaram e esse uso estratégico de um brinquedo infantil pode ser visto na atualidade nas favelas do Rio de Janeiro, onde crianças e adolescentes utilizam o papagaio para avisar os traficantes de drogas da chegada da polícia no morro.
Esse brinquedo é conhecido também por arraia, pandorga, quadrado, curica,e em Portugal, por estrela, canoa, cometa, zoeira,bacalhau. O poeta Thiago de Mello, em sua obra Arte e ciência de empinar papagaio, demonstra uma linguagem própria Utilizada pelas crianças, no início do século XX, na região do Amazonas, ao vivenciarem essa atividade lúdica.
Imbicar ou embicar designa o movimento de descer verticalmente a pipa de cabeça para baixo; aparar é pegar pela rabiola o papagaio de outro menino e descer com ele até sua mão; papocar é quando a linha se rompe sozinha; quedar : verbo para quem é cortado. Palavras que até hoje são encontradas nas bocas das crianças.
A PIPA
Voando alto
no céu anil,
a pipa embala
o sonho infantil...
Seguindo o vento
de lá pra cá,
reina tranquila
em seu altar!
Voando leve,
dançando solta,
sua rabiola
não se enrola.
Quanta alegria,
que coisa bela!
Queria mesmo
voar com ela...
Voa a pipa, lá no céu...
Lindo sonho de papel.
Voa... voa... norte... sul...
Colorindo o céu azul.
(Andra Valladares)
Conhecer a obra: Meninos soltando pipa – Candido Portinari
Expor a tela: “Meninos soltando pipas” de Candido Portinari, em seguida fazer questionamentos sobre a mesma para os alunos: O que estão visualizando? Sobre o que é? O que os meninos estão fazendo? Que cores são? Você já brincou de pipa?
Vamos realizar a releitura da Obra no caderno de desenho:
AGORA É COM VOCÊ! REPRESENTE A OBRA MENINOS SOLTANDO PIPA, USANDO SUA CRIATIVIDADE!
A releitura da Obra: Meninos soltando pipa de Candido Portinari também pode ser realizada com colagens em pratos de papel
autor desconhecido
Convidar os alunos a fazerem o desenho representando a brincadeira realizada no papel sulfite recortado no formato de uma pipa para ser exposto no varal de atividades.
- Convidar os alunos a fazerem o desenho representando a brincadeira realizada no papel sulfite recortado no formato de uma pipa para ser exposto no varal de atividades. Depois que decorar a pipa, cada criança deverá criar uma frase para colar na pipa.
- A pipa decorativa também pode ser feita com papel de seda e canudinhos - no lugar de bambu
Achei aqui: creativejewishmom
Se preferir monte um mural para as pipas no lugar do varal:
Achei aqui
Na imagem abaixo o que está faltando? Onde esta criança está brincando de pipa? Podemos empinar pipa em lugares com postes e fios de luz? Após a conversa, cada criança irá colorir o desenho, recortar e colar, depois deve fazer o desenho de uma paisagem onde a criança escolheu para brincar!
Para confeccionar a Pipa trazer materiais de casa:
Achei aqui
Varetas de bambu
Papel de seda
Linha
Sacola Plástica
AVALIAÇÃO:
Será avaliado o interesse dos alunos durante a realização das atividades e na prática da brincadeira.
Atividades sobre pipa prontas para imprimir:
Assinar:
Postagens (Atom)