Adsense

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Cartão para o Dia dos Pais!

Oi gente!!! 
Hoje trouxe ideias para o Cartão para o Dia dos Pais!
Cartãozinho com relevo para o PAPAI!
Lindo!
Não encontrei referência do autor...

Cartão para o Dia dos Pais! Super PAI

Cartão para o Dia dos Pais
Cartãozinho Super Pai para Educação Infantil!!
Oi gente! Olha que ideia bacana para o Dia dos Pais!
Super pai para o cartão!
Muito lindo e feito pelo Artesanato Brasil
Veja o passo a passo aqui


segunda-feira, 11 de julho de 2016

Painel para Festa Caipira com espantalhos

{Oi geente!!! }

Mural para Festa Caipira!
Este foi o mural que fizemos para Festa da nossa escola!
Feito com muito capricho pelas professoras!

Jogo de Argolas para Festa Junina

{Boa noite!!! }
Oi gente!!! Pensando ainda nas festas dos meses de Junho e Julho
Olha este jogo de Argolas para Festa Caipira!
Ficou uma graça!
Jogo de argola com garrafa pet






sexta-feira, 17 de junho de 2016

Plano de Aula: Brinquedos e Brincadeiras


PLANO DE AULA BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
BRINCANDO DE CASINHA

Área de conhecimento: Linguagem corporal, Artes

Conteúdos:

- Resgate de Jogos e Brincadeiras
- Desenho com intervenção
- Grupos humanos  - Família: papéis sociais


Objetivos:
- Resgatar brincadeiras esquecidas ou desconhecidas pelas crianças de maneira que se aplique nessa semana somente brincadeiras e/ou confecção de brinquedos utilizando material reciclável.
- Criar brincadeiras e jogos ao ar livre, valorizando e conservando os brinquedos da escola assim como também de casa. Levá-los a conhecer e comparar brinquedos e brincadeiras de crianças da cidade e do campo.
- Elaborar coreografias simples a partir de músicas.

DESENVOLVIMENTO:

- Realizar uma pesquisa com as famílias com o objetivo de conhecer quais as brincadeiras eram realizadas quando os familiares eram crianças.
Partindo das brincadeiras que os pais mais brincavam quando eram crianças: casinha, carrinho  de rolimã, pipa, peteca, bola, casinha, boneca, bombarqueiro, passa anel, etc, vamos fazer um gráfico com a brincadeira de hoje que as crianças mais gostam:
 - Como uma das brincadeiras preferidas dos pais era “casinha” vamos brincar de casinha igual a eles! Definir os papéis: quem será a mãe, o pai, os filhos, quem vai lavar a roupa, quem vai lavar a louça, cadê o varal para as roupas? Vamos fazer um varal para colocar as roupas.
Achei aqui
- Permitir que as crianças brinquem de casinha, cada um cm seu papel na brincadeira.

- Alinhavo com casinha:
Colmagno

- Quem mora na minha casa? Vamos desenhar a família com palito de picolé ou com desenho - dobradura e recorte no sulfite:



- Convidar as crianças a assistir o desenho 3 porquinhos

- Depois de assistir o desenho vamos fazer as casas: Palha - madeira e tijolos
- Agora que já assistiram a história vamos representar as casas? Quais as casas da história?
 


- Casinha com palito de picolé: 

- Realizar a leitura do livro: O caracol


 O Caracol de Mary França – Que conta a história de um caracol que descobriu que sua casa já estava nas costas!

- Registrar no caderno de desenhar a história do caracol

- Confeccionar caracol com prato de papel:


Quem constrói casas? Vamos fazer uma lista de profissionais envolvidos neste tarefa

Colmagno

- Como é uma casa apor dentro? Quais as partes de uma casa? Sala – quarto – banheiro – cozinha. Vamos. Vamos desenhar

Colmagno

- Casinha com saco de pão e recortes de papel: 

 AVALIAÇÃO:
Será avaliado o interesse dos alunos durante a realização das atividades e na prática da brincadeira.


sexta-feira, 10 de junho de 2016

Plano de Aula Cantigas de roda:

PLANO DE AULA - CANTIGAS DE RODA
BRINCADEIRA DE RODA
EDUCAÇÃO INFANTIL



ÁREA DO CONHECIMENTO: Ciências da Natureza, Matemática e Educação Física.

CONTEÚDOS: 
Sistema esquelético.
Jogos rítmicos e brincadeiras.
Medidas de tempo

OBJETIVOS:
. Resgatar brincadeiras e cantigas de roda;
. Compreender a importância do uso da hora, minuto e segundo fazendo relações com atividades diárias;
. Reconhecer a importância do sistema esquelético em diversas situações;

DESENVOLVIMENTO:
Para iniciar a aula convidar os alunos a escutarem a música Dança das Caveiras. Em seguida deixar livre para que o aluno possa criar passos/ gestos para expressar a música.
Achei aqui: Chris Flores

Convidar os alunos a confeccionar seu sistema esquelético usando cotonetes será exposto no mural da escola. Será pintado o sulfite com tinta preta:


  
Enfatizar a importância dos ossos nos movimentos convidando os alunos a brincarem de:
- Bola atrás;
- João palmo;

Propor para os alunos a brincadeira Gato e o Rato.

Brincadeira: O gato e o rato Escolha uma das crianças para ser o rato e outra para ser o gato. O restante do grupo faz uma roda de mãos dadas, formando a toca. O jogo de pega-pega começa com o rato e o gato fora do círculo. O rato será perseguido pelo gato e, sempre que quiser, poderá entrar na toca para se esconder. Já o gato não pode entrar na toca, mas pode tentar alcançar o rato pelo lado de fora. Caberá aos jogadores que formam a toca proteger o ratinho, levantando os braços ou fechando as pernas. Para aumentar a dificuldade do jogo, entre as crianças da roda escolha uma para ser o relógio e a outra a porta. A brincadeira começa com o seguinte diálogo: Gato: “Seu ratinho está?” Todos: “Não, foi comer queijo.” Gato: “A que horas ele volta?” A criança que for o relógio escolhe um horário. Enquanto todos da roda giram, o gato vai perguntando ‘que horas são?’ e todos respondem: ‘uma hora’, e assim por diante. Quando chegar na hora escolhida, quem for a porta levanta os braços e o gato poderá entrar na toca passando por ela. No entanto, o rato terá a vantagem de poder passar por todas as outras aberturas, enquanto o gato será impedido pelos outros jogadores.

Ao voltar para sala de aula, retomar a importância da hora, minuto e segundo em situações cotidianas. 
Ex: pegar ônibus, competições, almoço, horário de aula...
Usar um relógio confeccionado de ponteiro para na oralidade explicar horas, minutos e segundos.

- Quais os tipos de relógio que existe? Vamos fazer relógio de pulso: 

- Confeccionar relógio com CD reciclado: 

 Propor as atividades com contagem de tempo: 

- corrida em volta na quadra;
- corrida do saco;
- corrida do ovo na colher;


Recursos: rádio, pen drive.
Avaliação: se dará através das brincadeiras e cantigas roda, o envolvimento, participação do aluno no resgate dessas brincadeiras.

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Plano de Aula: Pipa na Escola - Educação Infantil

PLANO DE AULA: PIPA NA ESCOLA!
Plano de Aula Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil
 Área de conhecimento: Português, Arte e Educação Física.

Conteúdo: Resgate de Jogos e Brincadeiras – Jogos cooperativos

Objetivos:
- Conhecer a história da pipa;
- Conhecer e apreciar a história da arte “Meninos soltando pipa” de Portinari;
- Realizar a brincadeira da pipa;



HISTÓRIA:
A pipa  ou  papagaio  é  um  brinquedo  sazonal  de  origem  oriental  e  foi   trazido   para   a   América   Portuguesa   no   século   XVI .   Segundo a enciclopédia   chinesa  khé-Tchi-King-Youen ,   a   pipa   foi   inventada   pelo general  chinês Hau-sin, no ano de 206   a.C..  Este comandante do exército  utilizou uma pipa para calcular a distância que o separava do palácio Wai-Yang, para conquistá-lo por meio de um túnel. Ainda, contam as tradições orientais  que   os   habitantes   de   uma   cidade   sitiada   conseguiram   se comunicar e pedir ajuda por intermédio do papagaio.
 Os séculos passaram e esse uso estratégico de um brinquedo infantil pode ser visto na atualidade nas  favelas  do  Rio  de  Janeiro,  onde  crianças  e  adolescentes  utilizam  o papagaio  para  avisar  os  traficantes  de  drogas  da  chegada  da  polícia  no morro. 
Esse  brinquedo   é   conhecido   também   por   arraia,   pandorga,  quadrado,     curica,e     em     Portugal,     por     estrela,     canoa, cometa, zoeira,bacalhau.  O poeta  Thiago  de  Mello,  em  sua  obra  Arte  e  ciência  de  empinar  papagaio,  demonstra  uma  linguagem  própria  Utilizada  pelas  crianças,  no  início  do  século  XX,  na  região  do Amazonas, ao vivenciarem essa atividade lúdica. 
Imbicar ou embicar  designa o movimento de descer verticalmente a pipa de cabeça para baixo; aparar  é pegar pela rabiola o papagaio de outro menino e descer com ele até sua mão; papocar é quando a linha se rompe sozinha;  quedar : verbo para quem é cortado. Palavras que até hoje são encontradas nas bocas das crianças.  

DESENVOLVIMENTO:

Vamos conhecer uma poesia com o tema:

A PIPA


Voando alto
no céu anil,
a pipa embala
o sonho infantil...

Seguindo o vento
de lá pra cá,
reina tranquila
em seu altar!

Voando leve,
dançando solta,
sua rabiola
não se enrola.

Quanta alegria,
que coisa bela!
Queria mesmo
voar com ela...

Voa a pipa, lá no céu...
Lindo sonho de papel.
Voa... voa... norte... sul...
Colorindo o céu azul.


(Andra Valladares)

Conhecer a obra: Meninos soltando pipa – Candido Portinari

 
Expor a tela: “Meninos soltando pipas” de Candido Portinari, em seguida fazer questionamentos sobre a mesma para os alunos: O que estão visualizando? Sobre o que é? O que os meninos estão fazendo? Que cores são? Você já brincou de pipa?
Vamos realizar a releitura da Obra no caderno de desenho:

AGORA É COM VOCÊ! REPRESENTE A OBRA MENINOS SOLTANDO PIPA, USANDO SUA CRIATIVIDADE!
A releitura da Obra: Meninos soltando pipa de Candido Portinari também pode ser realizada com colagens em pratos de papel
autor desconhecido

Convidar os alunos a fazerem o desenho representando a brincadeira realizada no papel sulfite recortado no formato de uma pipa para ser exposto no varal de atividades.
- Convidar os alunos a fazerem o desenho representando a brincadeira realizada no papel sulfite recortado no formato de uma pipa para ser exposto no varal de atividades. Depois que decorar a pipa, cada criança deverá criar uma frase para colar na pipa.


- A pipa decorativa também pode ser feita com papel de seda e canudinhos - no lugar de bambu


Achei aqui: creativejewishmom 
Se preferir monte um mural para as pipas no lugar do varal:
Achei aqui

- Com uma folha de sulfite confeccionar uma capucheta para cada aluno e levá-los para brincar na quadra. 

Na imagem abaixo o que está faltando? Onde esta criança está brincando de pipa? Podemos empinar pipa em lugares com postes e fios de luz? Após a conversa, cada criança irá colorir o desenho, recortar e colar, depois deve fazer o desenho de uma paisagem onde a criança escolheu para brincar!
Para confeccionar a Pipa trazer  materiais de casa:
Achei aqui

Varetas de bambu
Papel de seda
Linha
Sacola Plástica





AVALIAÇÃO:
Será avaliado o interesse dos alunos durante a realização das atividades e na prática da brincadeira.

Atividades sobre pipa prontas para imprimir: