Adsense

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Projeto Higiene Bucal para Educação Infantil

PROJETO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
HIGIENE BUCAL - TURMA: PRÉ II
SORRISO NA ESCOLA
JUSTIFICATIVA - O nosso desafio é implementar uma educação preventiva, atuando educativamente junto à comunidade escolar, promovendo orientações e informações essenciais, para o desenvolvimento de hábitos saudáveis que previnem e evitam as doenças bucais. A prevenção é a melhor forma de promover qualidade de vida e o bem estar social, pois a saúde bucal interfere diretamente em todo o bem estar do indivíduo. Sendo assim, torna-se fundamental orientar, para que todo cidadão possa estar informado e prevenir-se contra possíveis problemas indesejados

OBJETIVO GERAL - Através deste projeto temos por objetivo, atuar educativamente nas escolas promovendo ações de educação preventiva e curativa, conscientizando-os da importância em manter-se a dentição e a boca saudável, visando a melhoria na qualidade da saúde bucal de nossas crianças e familiares, gerando melhor qualidade de vida e bem estar geral.

DESENVOLVIMENTO:

Necessidade da higienização bucal - Vamos fazer com a turma uma boca gigante com papelão e os dentes de garrafa pet

Maneira correta da escovação - Para garantir uma excelente escovação, vamos usar a boca gigante para aprender a escovar os dentes de maneira correta!

Quem é o profissional que cuida dos dentes? Do que os dentes são feitos? Para que eles servem?
Agora que já sabemos.... Vamos fazer o registro!
Precisamos cuidar dos dentes para ter um lindo sorriso! - Fazer recortes em revistas de sorriso saudável! A importância do sorriso saudável na vida social.

Quantos dentes eu tenho na arcada inferior - gráfico para mostrar as quantidades: 


Vamos ilustrar a Poesia:
Andorinha, andorinha,
Leva embora o meu dentinho.
Mas depois volta, correndo.
Trazendo de novo um, branquinho. 


Vamos cantar? (ritmo: Ciranda cirandinha) Depois de cantar vamos ilustrar a música:


O que é uma cárie?

 O que já sabemos sobre os dentes, cada amigo vai dizer o que já sabe e o professor será o escriba: 

 Gráfico: Quantos dentes você já perdeu?

Vamos fazer uma lista do que precisamos para realizar a higiene da nossa boca:

Recortes em revistas ou jornais de alimentos que podem ser amigos ou inimigos do dente: 
 Poesia: Os dentes do jacaré 

Lembrancinha para o Projeto Higiene Bucal para Educação Infantil - Dentinho com uma escova de dente! 
Lembrancinha para o Projeto Higiene Bucal para educação Infantil - Caixinha para colocar o dentinho que vai cair! Siga o passo a passo:






Para quem estiver com muita coragem.... kkk dentinho feito de crochê!


 Atividades prontas para imprimir higiene bucal: 
 

Achei aqui e aqui

5 comentários:

Unknown disse...

Olá,estou começando no curso de magistério.
Tenho que fazer uma boca de jacaré, com pets.
Alguém pode me ajudar?!
Obrigada.

Unknown disse...

Olá,estou começando no curso de magistério.
Tenho que fazer uma boca de jacaré, com pets.
Alguém pode me ajudar?!
Obrigada.

Unknown disse...

Amei esse Projeto ! Vou trabalhar ele com meus alunos.
Qual a duração desse Projeto?

Anônimo disse...

Amei o projeto, parabéns pela criatividade

Simone Martins disse...

Parabéns pelo seu belo trabalho apresentado neste projeto de Higiene Bucal. Simplesmente amei e trabalhei com minha sobrinha de 2 aninhos!!!