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terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Período de adaptação escolar para Educação Infantil


Projeto de Adaptação escolar  - Educação Infantil

Justificativa:
Os primeiros dias na escola geram expectativas, ansiedade, insegurança, angústias, medos e dúvidas em pais, crianças, professores e funcionários. Considerando esse momento muito importante é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor.

Objetivo:
Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem-estar do educando;
Que a criança sinta-se acolhida como um indivíduo se integrando á dinâmica do grupo.
Desenvolver atividades que permitam que as crianças e pais conheçam e interajam entre si, professores e funcionários.
Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;
Oferecer aos pais sugestões, dicas e idéias que facilitem este momento de separação e conquista;
Que a criança sinta-se á vontade para manifestar suas emoções e necessidades;
Estabelecer uma comunicação entre pais e membros da escola com a participação da criança.

Conteúdos Conceituais
Identificação das pessoas suas funções no ambiente escolar;
Conhecer o espaço físico e a rotina da escola;
Construção da própria imagem e da identidade;
Valorização positiva da própria identidade;
Elaboração oral e coletiva de regras de convivência.

 Conteúdos procedimentais
Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida da escola;
Reconhecer as pessoas e suas funções na escola;
Situar-se e orientar-se nos espaços físicos da escola;
Reconhecimento dos espaços que são de seu uso;
Manifestação das próprias necessidades, vivências, emoções e sentimentos;
Aceitação da separação;
Hábitos de autonomia com seus pertences.

Conteúdos Atitudinais
Enfrentar e superar as dificuldades do processo de adaptação;
Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida escolar;
Participação na vida da escola;
Interesse pela relação afetiva com a educadora e com os companheiros;
Confiança e segurança progressiva nas suas próprias possibilidades;
Interesse para vencer as dificuldades da transição do ambiente familiar para o escolar;
Aceitar a separação da família como um processo natural e necessário.


Contemplação das áreas

Língua Portuguesa

Linguagem oral:
Conversas, relatos de vivências, narração;
Nomear a professora, funcionários e colegas;

Linguagem escrita:
Conhecer a escrita do nome através de crachá e lista de nomes;
Pseudoleitura das regras de convivência.

Matemática
Orientação Espacial;
Percurso de trajeto, localização;
Contagem oral;
Jogos matemáticos;
Leitura de calendário.

Natureza e Sociedade
Profissões (apresentação de funcionários e suas funções);
Observação dos diferentes ambientes do espaço escolar.

Visual
Pintura livre (interferência);
Modelagem
Recorte e colagem;
Fantoches, vídeos, slides.

Movimento
Roda cantada;
Ginástica;
Dança;
Jogos simbólicos
Esquema corporal.

Música
Diferentes tipos de sons e músicas diversas.

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